
Escola do Campo Florestan Fernandes
EEM FLORESTAN FERNANDES DESENVOLVE PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA
11/09/2013 14:06
“SEMPRE É TEMPO DE APRENDER”
Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nossos educandos/as e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de um proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar-los para novas mudanças.
Sabemos que o educando/a motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamentos, na condução de um caminho de descobertas.
Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso educando/a a um crescimento pessoal, intelectual, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender.
Se o educador apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta no processo de ensino aprendizagem, com certeza, os educando/as responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.
JUSTIFICATIVA
A proposta do reforço escolar, vem de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, com novas atividades e construindo novos meios que levem os educandos/as a descobrirem suas habilidades e o seu potencial.
Sendo mediador do desenvolvimento da aprendizagem do educando/a, o educador/a busca incentivar a auto-estima dos mesmos, considerando sujeitos da ação se envolvendo verdadeiramente no processo de desenvolvimento da escola.
Os jovens são peças fundamentais na transformação social, enquanto buscam a atuação construtiva da sociedade, e é nesse momento que os mestres podem atuar como orientadores, abrindo espaços e oportunidades, considerando os alunos como parceiros e colaboradores.
OBJETIVOS
O trabalho na escola, deve:
· Criar condições favoráveis que levem os educandos/as a aproximar-se mais do conhecimento;
·Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os educandos/as apresentam dificuldades;
· Estimular o educando/a a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.
ESTRATÉGIAS
Temos a convicção de que o educando/a é o “centro do processo educativo” e cabe ao educador/a ser um agente ativo, mediador entre o conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem.
O educador deve planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do educando/a e ao mesmo tempo desperte interesse.
Que as aulas sejam dinâmicas, atingindo a dificuldade apresentada e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado.
Fazer um diagnóstico e descobrir o que os educandos/as aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.
—————